sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Yoga na Terceira Idade

                                          Yoga na Terceira Idade

O processo de envelhecimento faz ou fará parte da vida de todas as pessoas. Através de algumas práticas como o Yoga é possível vivenciá-lo com mais saúde, mais tranquilidade e maior qualidade de vida. O Yoga traz inúmeros benefícios físicos e mentais nesta fase da vida. A prática de Yoga para Idoso é realizada através de exercícios leves de respiração, equilibrio, postura, flexibilidade, mantras, meditação e concentração, respeitando os limites de cada praticante.
O trabalho com o equilibro, por exemplo, é essencial para o Idoso, já que nesta idade o risco de quedas aumentam e quando ocorrem podem ser muito periogosas. Os exercícios posturais também pode ser benéficos para quem tem problemas ou dores de coluna ou para a sua prevenção. O trabalho com exercícios que promovem o controle dos esfincteres é outro ponto importante para o Idoso, que pode ir perdendo o controle do sistema urinário-excretor ao logo do tempo. Além disso, todos os exercícios, bem como as práticas de respiração e meditação, favorecem: o sistema imunológico do Idoso; a digestão; a qualidade do sono; a coordenação motora; a concentração e a memória. Outro benefício é a diminuição do estresse e da ansiedade, contribuindo assim para o seu bem estar. 
A prática é feita em grupo com pessoas da mesma idade, provomendo assim um ambiente no qual podem se socializar e criar uma rede de relações.       


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