segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ayurveda

A Ayurveda pode ser compreendida como um sistema tradicional de saúde praticado na Índia há milênios. Parece exagero falar em milênios, mas de fato trata-se de uma ciência de quase 5 mil anos, que surgiu da dedicação de homens sábios, absortos no silêncio e na meditação. Por meio da observação de si mesmos, dos seres vivos, da natureza e de seus ciclos, investigando o nosso funcionamento orgânico em harmonia com a natureza ao redor, desenvolveram uma teoria natural de manutenção de saúde e cura. 
Para surpresa de muitos, a Ayurveda não é uma medicina mística ou apenas alternativa, e sim uma medicina reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como ciência eficaz no tratamento e prevenção de doenças. Em alguns países é a medicina oficial. Na Índia existem mais de 100 faculdades de Ayurveda, a maioria financiada pelo governo do país, havendo também instituições particulares. Todas as instituições seguem um programa de cinco anos de duração e é preciso passar por uma rigorosa avaliação a fim de se receber o honroso título de B.A.M.S. (Bachelor in Ayurvedic Medicine and Surgery).  Há ainda outros títulos referentes às áreas de pesquisa e filosofia. Logo, podemos seguramente afirmar que a Ayurveda é um sistema de saúde organizado e muito bem estruturado, para prevenção e tratamento de problemas de saúde.
Portanto, AYURVEDA é a ciência da vida. Nosso corpo nasceu para ser saudável e nossas células mantêm esta saúde se lhes oferecemos os alimentos adequados. Por esta perspectiva, curar é deixar que o corpo volte a desempenhar suas funções naturais de forma equilibrada, por meio de uma alimentação saudável, rotina de vida, pensamentos, aspirações harmoniosas e amorosas. Cada uma de nossas células possui uma inteligência inata para cumprir adequadamente suas funções. Não há o que lhes ensinar, basta permitir que sigam sua trajetória de saúde e felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário