quarta-feira, 20 de março de 2013

Terapias Ayurvédicas



Ayurveda é a ciência da verdade e vida longa. 





Nascida na Índia há mais de 5.000 anos, hoje é reconhecida mundialmente por sua profunda sabedoria e poderes de cura. Reconhecida inclusive pela OMS. 
Enfatiza a conexão entre corpo, mente e espirito, é um dos sistemas mais completos de tratamento e prevenção de doenças, promovendo a saúde perfeita. Utiliza-se de vários ferramentas, como Massagens e procedimentos locais para específicas desordens, Alimentação saudável, Yoga e uso de Fitoterápicos.     Que proporcionam purificação, rejuvenescimento e equilíbrio integral. 




Consulta Médica ou Aconselhamento Ayurvédico

Pode ser feita com um Terapeuta Ayurvédico ou com um Médico Ayurvédico, que se torna necessário, quando a pessoa apresenta doenças mais graves ou varias doenças ao mesmo tempo. Ambos estão aptos a fazer um programa personalizado de tratamentos ayurvédicos que incluem: a atividade física, yoga, alimentação e fitoterápicos, rotina diária, até um programa de desintoxicação e procedimentos de massagens, e outros que proporcionam bem estar e auto conhecimento. 

A proposta é sempre trazer o paciente para seu equilíbrio natural, equilibrando seus Doshas e ajudando o mesmo a descobrir seu caminho, que nessa ciência é conhecido como Dharma (propósito de vida), o qual resulta em felicidade





Procedimentos:



Massagem Abhyanga 






Movimentos ou manobras aplicadas no corpo usando óleos medicinais. É uma arte específica de toque no corpo com manipulação sistêmica dos músculos, pele, tendões e articulações. É utilizada para dar conforto, relaxamento, saúde mental e física. A principal ação desta massagem é a vasodilatação. O óleo medicado penetra através da pele, e as toxinas alojadas em várias partes do corpo são mobilizadas pelo toque de ativação nos pontos marmas, circulam pelos canais energéticos (srotas) e são levadas até ao dosha original para serem eliminadas.  Aplicada a duas ou quatro mãos(como na India).
  






Shirodhara 







O procedimento é realizado através de um fluxo de óleo contínuo que desliza continuamente sobre a testa da pessoa numa temperatura morna e agradável. Proporcionam um descanso mental e leva as ondas cerebrais a um estágio profundo, estimulando a glândula pineal a produzir melatonina – neurohormônio do sono - podendo inclusive substituir a meditação como fórmula terapêutica, além de ser uma terapia rejuvenescedora, relaxando a musculatura da face. Excelente tratamento para se utilizar em pessoas com excesso de atividade mental, baixa concentração, insônia, ansiedade, e muitos outros problemas de diversas natureza 









Udwartana 




É uma modalidade de massagem dentro da Ayurveda que consiste essencialmente na realização de uma  massagem  abhyanga  diferenciada por meio da utilização de algumas ervas em pó, juntamente com o óleo. Este é um tratamento indicado em desequilíbrios como obesidade, gordura localizada, retenção de líquidos, letargia, edema, pele pegajosa e celulite. O uso do pó tem a finalidade de estimular o tecido adiposo e a circulação local, movimentando a energia estagnada no local manifestada por alguns sinais. 








Garshana 





Preparado com sal e ervas como o manjericão, cânfora, hortelã, alecrim, etc. Ela tem a finalidade de estimular fortemente o tecido subcutâneo, aumentando a circulação periférica da pele. Remove células mortas como um leve peeling. O garshana é indicado em casos de celulite, obesidade, podendo ser utilizado também como tratamento estético local. Promove uma limpeza energética devido a
combinação de ervas desobstrutivas sobre os nadis (canais sutis). 










Nasya 




Oleação das vias nasais. Ayurveda determina que as narinas são os portões para a entrada do cérebro. Assim a terapia nasya é usada para tratar desarmonias da garganta, pescoço, cabeça e órgãos sensoriais ouvidos, nariz, olhos ). 
Nasya é também usada para tonificar e fortalecer essas áreas. Aliviando o enrijecimento em toda área da cabeça, é indicada para desequilíbrios no subdosha prana segundo a ayurveda, responsável principalmente pela clareza mental e pelas funções sensoriais. Sua aplicação ajuda a corrigir distúrbios ligados 
a mente, a criatividade, a desorganização e embotamento energético na região da cabeça.  Organicamente esta terapia é indicada para problemas como rinites, sinusites, alergias, dores de cabeça, depressão, insônia ou sono agitado e leve, excesso de muco e ressecamento na região. 







Pinda Sweda  








É uma massagem feita com trouxinhas quentes de arroz previamente preparado com ervas tonificantes e nutritivas e leite. Por ser um tratamento altamente nutritivo e relaxante, é indicada principalmente para as doenças acompanhadas de desnutrição, inflamação e quando a imunidade está baixa. 
Grande terapia de rejuvenecimento (rasayana), tonifica o corpo deixando-o forte e nutre a pele promovendo brilho e beleza. 












Os bastis externos consistem na técnica de aplicação de grande quantidade de óleo dentro de uma estrutura feita a base de massa de trigo integral, aplicada ao redor do local em tratamento, como uma “piscina de óleo medicado”. Os bastis externos objetivam lubrificar e nutrir o local a ser tratado. Pode aliviar dores lombares, nos joelhos, harmonização da digestão, cólicas e equilíbrio das emoções. O óleo é mantido numa temperatura morna durante um determinado tempo. Este tratamento pode ser realizado em diversas partes do corpo (lombar, joelhos, centro cardíaco, olhos, nuca) cada qual com sua finalidade 



 YOGA MASSAGEM AYURVEDICA

Massagem desenvolvida pela mestre Kusum Modak na década de 70, baseada nos princípios ayurvédicos.
 Feita com óleos vegetais, essenciais  e pó é uma massagem profunda e uma das mais completas que trabalha toda a musculatura, articulações, tecido cutâneo, respiração e meditação, além do alongamento.
  •   Extremamente relaxante 
  •   Fortalece o sistema imunológico;
  •    Promove bem estar; 
  •   Equilibra os doshas( humores biológicos), permitindo um equilíbrio fisico e mental ;
  •  Induz o corpo a receber melhor os estímulos externos;
  •   Nutre os tecidos estimula a circulaçao; 
  •   Libera tensões físicas e emocionais, alem de toxinas; 
  • Aumenta  a vitalidade;
  • Rejuvenece; 
  • Previne diversas enfermidades e é  coadjuvante no tratamento de Hérnia de disco, Lordose, Cifose, Escoliose, Bruxismo, Fibriomialgia, Artrose, e também desordens psicológicas como Depressão, Síndrome pânico, Ansiedade e Stress.
O terapeuta utiliza de seus pés para fazer uma parte da massagem que é feita em um colchonete, no chão, o que diferencia em muito essa massagem das outras.




Marmoterapia


A marmoterapia é uma massagem onde são estimulados pontos vitais de energia, chamados Marmas.
O ponto Marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Quando existe algum tipo de trauma em algum desses marmas, bloqueios de energia surgirão e o corpo físico poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias.

Um trauma como uma batida ou um corte em uma parte do corpo que exista um Marma, pode proporcionar, dores nos músculos ou uma anemia, por exemplo. A força da vida ou energia vital de acordo com a Ciência do Ayurveda depende do bom funcionamento dos pontos marmas.

Para harmonizar estes pontos propriamente o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente.  

Através da manipulação destes pontos podemos ativar e desativar memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia e baixa da auto-estima e stress em modo geral.

Dores musculares e articulares, muitas vezes estão ligadas ao bloqueio de algum Marma que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e armazenado ali, uma estagnação de energia que impede que a mesma flua nutrindo estes tecidos tão requisitados pelos vários movimentos diários que o corpo físico necessita.

A obesidade, causada por um acumulo do dosha kapha, muitas vezes ligada a má digestão e acumulação de material não digerido, muito pode ser auxiliado no tratamento através da manipulação de pontos marmas proporcionando o reequilibro da digestão e eliminando a acumulação do lixo orgânico.

A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio do dosha vata, que esta ligada ao chacra básico, pontosmarmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica.

Constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum na nossa sociedade, devido a hábitos alimentares errados e bloqueio dos srotas (sistema de canais do corpo), e muitas vezes causada por desarmonias emocionais, tem uma excelente respostas com a manipulação dos marmas.





Pada abhyanga




Pada Abhyanga  é um tipo de massagem que visa tratar todo o organismo através da pressão em pontos específicos dos pés. O objetivo terapêutico é o de estimular os órgãos, aliviar tensões, ativar a circulação, distribuir nutrientes e eliminar toxinas, melhorando assim o funcionamento dos sistemas corporais e equilibrando todo o organismo. Não tem contra indicações.




Procedimentos de desintoxicação 
e rejuvenescimento a nível celular



Nenhum comentário:

Postar um comentário