domingo, 4 de março de 2012

Yogaterapia

Yogaterapia  é um método do yoga que abrange todas as técnicas práticas do Yoga (Hatha Yoga) alinhada aos conhecimentos filosóficos de outras linhas do yoga tais como: Jnana Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Tantra Yoga, Mantra Yoga, Raja Yoga, etc...
Yogaterapia é para todos, para todas as idades, para saudáveis e também para doentes, principalmente para todos nós que estamos na busca de nossa própria identidade e valor, É também ótima para relaxar, energizar, tonificar e todos os efeitos conhecidos do yoga.  
Para a yogaterapia não existe uma doença e sim um doente. O princípio básico é que todos os problemas partem do sentimento de estarmos separados da unidade. A soslidão, o medo, o egoísmo, o ódio são fatores geradores de stress, de baixa do sistema imunológico, que aliados aos fatores genéticos, comportamentais e sociais, criam campos favoráveis para as doenças.
A yogaterapia cuida dos fatores externos e internos.Nas aulas são usadas posturas, sequências, respirações, meditações e relaxamentos. Durante a prática são acrescentados concientizações corporais e respiratórias, além de um encontro com o mais íntimo do seu SER.
Professor Hermógenes foi o pioneiro desse método no Brasil, que define seis frentes de trabalho fundamentais para que a atuação do yoga seja completa:
  1. Somatoterapia - são as posturas e tecnicas do hatha yoga;
  2. Pranoterapia  - são as respirações e o domínio da energia;
  3. Estéticoterapia - buscar a beleza e o melhor em tudo que permitimos entrar pelos nossos sentidos;
  4. Éticoterapia - a prática dos Yamas e Nyamas ( a ética do yoga)
  5. Psicoterapia - o trabalho com a mente e auto-conhecimento 
  6. Logoterapia - entregar-se a Deus
O yoga por si só é terapeutico pois melhora nossa postura física, emocional, ativa hormônios, melhora a circulação, previne doenças, traz auto-conhecimento e principalmente promove a união com o Absoluto e este é o melhor ¨remédio¨ que podemos tomar.
Se a prática de Yoga trouxe alguns desses benefícios para você, mesmo sem saber, você está praticando Yogaterapia, ou seja, usufruindo dos benefícios terapêuticos do Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário