domingo, 29 de janeiro de 2012

Yoga Inclusiva para Crianças do Ensino Especial



O Yoga tem um papel fundamental na vida de todas as pessoas.
O trabalho acontece em três níveis: físico, mental e espiritual, mantendo um desenvolvimento integrado.
Estimular num conceito mais simples, significa criar condições que facilitem o desenvolvimento da criança. As mães o fazem naturalmente, através de conversas, alimentação, jogos de demonstração de afeto e carinho. Quanto mais precoce e objetiva a intervenção, maior e melhor são as chances da criança se desenvolver plenamente dentro de suas potencialidades. Nosso cérebro está mais apto a mudanças de função e recuperação de funções lesadas.
Serão estimuladas as percepções sensoriais, os movimentos normais (posicionamento da criança), os aspectos motores (como coordenação motora), o brincar, a socialização e a cognição.
O que se pretende é o início da estimulação o mais cedo possível, uma vez que durante os primeiros anos de vida é que ocorre o maior desenvolvimento do cérebro, sendo de fundamental importância, as experiências pelas quais a criança passa neste período.
 Durante as aulas serão realizadas atividades lúdicas utilizando os asanas (posturas psico-físicas), narração de histórias, entre outras metodologias, exercícios de respiração, concentração e relaxamento.
Yoga, Ásanas(posturas) e Pranayama (respiração) podem ser utilizados para melhorar a circulação sanguínea dos órgãos imperfeitos, desenvolver e melhorar as funções nervosas, desenvolver os músculos fracos e trazê-los ao controle consciente. No nível espiritual, através do Yoga, a criança encontra uma forma de se libertar e ela percebe que há muito mais em sua natureza do que suas limitações físicas.
Nosso objetivo é promover a saúde física, mental e emocional destas crianças, trabalhando os vínculos parentais, a compreensão da deficiência quando presente e o investimento da família neste indivíduo. Queremos criar crianças felizes com ou sem deficiência, aceitas por suas famílias e pelo meio onde vivem!!

Professoras: Milena(psicóloga) e Tati (educadora infantil), veja mais: clik aqui

Para saber horarios:clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário