domingo, 29 de janeiro de 2012

TANTRA

A tradução da palavra Tantra é Expansão para Libertação
A primeira importante verdade do Tantra é :
A separação é uma ilusão.
Tudo está conectado e unificado.
Somos o tudo, e o todo, somos um, uma unidade Cósmica.

Sendo Tantra a ciência da expansão através da libertação, compreendo essa libertação como a ruptura dos padrões impostos pela sociedade e pelo nosso corpo condicionado.
 Utilizamos quase nada de nossa capacidade física, sensorial, emocional, psicológica, social e espiritual.
O Tantra dispõe de práticas meditativas utilizando os chákras como apoio para a prática , meditação ativa através da aplicaçao da consciência na prática de yoga  e  preceitos filosóficos que  aprimoram a  capacidade e potencialidade do ser.
Por isso o Tantra é uma ciência prática que transforma nossos atos em evolução criativa, proporcionando uma síntese entre espírito e matéria capacitando o homem a atingir seu total potencial espiritual e material.
“O que está aqui está em todo lugar, o que não está aqui não está em lugar nenhum” (Vivásara Tantra)
É o conhecimento de uma método experiencial sistemático e científico que oferece a possibilidade de expansão da consciência e faculdades humanas num processo através do qual os poderes espirituais inerentes podem ser realizados.
Engloba, teoria atômica, relação espaço e tempo, observação astronômica, cosmologia, quiromancia, astrologia, química, alquimia...
Utiliza práticas através do corpo humano(yoga), visuais através de formas e figuras como os yantras e as mandalas, ou verbais através da repetição de sílabas sementes, os Mantras. Envolvem todos os sentidos em diferentes níveis, físico, mental, psíquico. Sendo que todas essas práticas são direcionadas á auto-iluminação e á realização da visão de unidade.

Filosoficamente o tantra utiliza figuras mitológicas hindus para especificar as forças que criam e regem o universo.
Tomando como realidade um todo individual Shiva representa  a consciência cósmica.
Princípio masculino,Shiva, o Imanifesto, Purus´a,  Consciência Cósmica.
Princípio feminino, Shakti, O manifesto, campo material,  Prakrti, Força cósmica.
Purus´a é identificado como consciência cósmica, no plano transcendental onde há unidade indiferenciada, Prakrti é sinônimo de Shakti, a energia criadora do cosmos é a primeira força motriz da criação de onde o mundo é criado e dentro de onde o mundo é dissolvido.
São o masculino e feminino fenomenal, inseparáveis, dois aspectos do mesmo princípio.
O alvo do tantra é realizar este todo integrado de polaridades. Através da contemplação ativa tornar-se Shiva e Shakti unidos como um.
Um reservatório de força latente está guardado para ser descoberto. O corpo humano, com suas funções psicológicas e biológicas, é um veículo através do qual a energia psíquica adormecida, Kundalini Shakti, pode ser despertada para unir-se finalmente com a consciência Cósmica, Shiva.
Que todos os seres experienciem a unidade !
Que todos os seres sejam felizes !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário