segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Qual a atitude necessária para ter uma mente tranquila

Todos nós pensamos que, se o mundo fosse do jeito que nós gostariamos que fosse, seriamos felizes. Mas isso não é verdade até porque nossos próprios gostos e aversões mudam constantemente.
A insatisfação sentida não é devido ao mundo, mas ás fantasias de como o mundo deveria ser. A tranquilidade mental será possivel quando houver objetividade em relaçao ao mundo, capacidade de aceitá-lo como ele é, e a partir daí, fazer alguma coisa, se for necessário.
Para isso é preciso neutralizar os gostos e aversões, já que eliminá-los é impossivel, uma vez que constituem a personalidade da pessoa. Ao fazer ações impulsionadas pelos gostos e aversões, se o indivíduo não reagir ao resultado, quando este vem, os gostos e aversões e seus efeitos na mente serão neutralizados, não haverá o julgamento de seu sucesso ou fracasso. A mente sob o poder dos gostos e aversões nõa permanece no conhecimento e sim nas reações e julgamentos que deles nascem. Com medo das reações e do autojulgamento, que negam o conhecimento de si mesmo como pleno e completo. Outra atitude que neutraliza os gostos e aversões é na execução da ação. Considerando que existe uma ordem que mantém o universo em harmonia, a pessoa escolhe a ação adequada que lhe cabe, evitando agir sob a força dos gostos e aversões, mas pelo que é correto, renunciando ao errado. A consequencia é uma mente objetiva, que não reage e está disponivel para aprender as experiências.
Bhagavadgita(comentário Glória Arieiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário